O que é Código de conduta em uma empresa: entenda de uma vez por todas

Código de Ética & Canal de Denuncias 10/09/2018
O que é Código de conduta em uma empresa: entenda de uma vez por todas

O que é  Código de conduta em uma empresa: entenda de uma vez por todas

 

            Toda organização que preza pela própria imagem deveria entender o que é código de conduta empresarial. Afinal de contas, esse documento, quando bem elaborado, ajuda a empresa a desenvolver a prática da ética no ambiente de trabalho.

            Mas afinal, o que é código de conduta, como criar um e divulgá-lo em uma empresa? O objetivo deste artigo é justamente falar sobre esse assunto. Leia os próximos parágrafos com atenção e encontre respostas para todos esses pontos!

 

Afinal, o que é o código de conduta?

 

            O código de conduta  é um conjunto de normas que uma organização define para orientar o comportamento de seus colaboradores, tanto dentro do ambiente profissional quanto fora dele.

            Outra característica do código de conduta é que ele é um documento de fácil acesso. Ou seja: dentro de uma empresa, todos devem conhecer as normas ali descritas, ou pelo menos boa parte delas. Para isso, esse documento deve circular constantemente no ambiente organizacional, entre os funcionários e gestores.

 

Como elaborar um código de conduta?

 

            Basta seguir as etapas principais:

 

·         Definir os valores e as crenças que mais se aproximam da imagem que a sua empresa pretende construir para a se fortalecer no mercado. Eles podem envolver honestidade, transparência, comprometimento, respeito ambiental;

·         Montar um comitê de ética dentro da sua empresa. Isso envolve organizar uma equipe com profissionais de diferentes áreas, para avaliar os princípios da organização, descrevê-los em um documento formal e apresentar esse documento à alta administração, afim de obter feedback.

 

Como deve ser o documento do meu código de conduta?

 

            Esses são os elementos que não podem faltar:

 

·         Objetividade. Seu código de conduta precisa ter frases concisas, parágrafos curtos e poucas páginas. Isso tornará  esse documento em um material leve e rápido de se ler.

·         Simplicidade. Além de ir direto ao ponto, o código de conduta precisa possuir um conteúdo com uma linguagem simples. Isso é importante para que qualquer um seja capaz de ler e entender o manual.

·         Exemplos práticos. Além da objetividade e da simplicidade, seu código de conduta precisa mostrar para o leitor como as regras devem funcionar na prática. Por exemplo, ao falar sobre o respeito ao cliente, cite que essa regra se aplica durante o atendimento ou na venda de algum serviço.

 

Quais são as regras que não podem faltar em  um código de conduta?

 

            O conteúdo do seu código de conduta deve conter normas para direcionar os funcionários no relacionamento com:

 

·         Colegas de trabalho;

·         Gestores;

·         Clientes;

·         Fornecedores; Candidatos a vagas de emprego;

·         Acionistas;

·         Concorrências;

·         Meio ambiente;

·         Canais de comunicação e imprensa;

·         órgãos fiscais.

 

Como divulgar seu código de conduta?

 

            Depois de criar seu código de conduta, será preciso divulgá-lo dentro da empresa. Somente assim todos saberão como devem agir para fortalecer a reputação organizacional. Se não faz ideia de como divulgar esse documento, confira 2 dicas importantes:

 

1. Compartilhe o documento com seus colaboradores

 

            Você pode disponibilizar uma versão digital do documento no site da sua empresa. Dessa forma, funcionários poderão baixar o arquivo sempre que precisarem ficar por dentro de alguma norma específica.

            Outra ideia é distribuir uma versão impressa desse manual de ética. Para isso, basta imprimir várias cópias do documento e distribuí-las dentro da sua organização, incentivando que cada departamento tenha sua própria versão impressa sobre o que é o código de conduta.

 

2. Apresente as normas do código aos novos empregados

 

            Isso deve acontecer sempre que a sua empresa contratar um novo funcionário. E isso deve ser feito pelo departamento de RH, pois é ele o primeiro responsável por inserir os novos colaboradores no contexto da organização. Para isso, ele deve:

 

·         Apresentar os princípios fundamentais da empresa e explicar o que é o código de conduta;

·         Dizer aos novos funcionários o que a sua empresa espera deles em termos de ética, dentro e fora do ambiente profissional;

·         Falar sobre a importância das regras de comportamento para a imagem da empresa que decidiu contratá-los;

·         Informar como eles devem se comportar no relacionamento com colegas de trabalho e clientes da empresa.

 

Elabore o seu código de conduta

 

            Agora você já sabe bastante coisa sobre a criação de um código de conduta. O objetivo deste artigo foi justamente dizer que documento é esse, além de mostrar como deve ser a apresentação e a divulgação do seu conjunto de princípios éticos.

            No entanto, eu quero saber se este texto ficou claro para você. Quer saber algo mais? Se você deseja perguntar alguma coisa sobre alguns dos pontos deste artigo, escreva nos comentários!

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