O que é auditoria interna e como realizá-la em uma empresa?

Auditoria Interna 10/09/2018
O que é  auditoria interna e como realizá-la em uma empresa?

O que é  auditoria interna e como realizá-la em uma empresa?

 

            Você sabe o que é auditoria interna? Já ouviu falar sobre os benefícios que ela pode trazer para o funcionamento de uma empresa? Você gostaria de saber como realizar uma auditoria na sua organização?

            Eu posso resumir alguns pontos para você, nesse exato momento. Sobre a auditoria, ela é uma ferramenta de controle que ajuda melhorar qualquer processo interno de sua empresa. No entanto, para que esse trabalho gere bons resultados, você precisa seguir etapas bem específicas, como de pesquisa e planejamento.

            Quer saber mais sobre esse assunto? Entender o que é auditoria interna de uma vez por todas? Basta você continuar prestando atenção a este artigo!

 

O que é auditoria interna?

 

            Uma empresa tem vários processos que permitem o funcionamento dela. Alguns desses processos envolvem o recrutamento de pessoas, contratação de fornecedores, investimentos de marketing, atividades de logística, entre outros.

            Nesse contexto, entra o que é auditoria interna. Ela é uma atividade gerencial que avalia processos de uma organização, buscando examinar a qualidade das ações e adicionar melhorias necessárias. Basicamente, seu trabalho envolve:

 

·         Verificar se os processos foram implantados de acordo com a política de qualidade da empresa;

·         Examinar se as atividades estão sendo executadas corretamente;

·         Investigar se funcionários estão seguindo o código de conduta durante a realização dos trabalhos;

·         Observar se existem lacunas e se existe a necessidade de correção e melhoria dos processos internos.

 

Qual a importância da auditoria dentro da empresa?

 

            A auditoria interna exerce 3 funções essenciais para o sucesso de uma empresa:

 

1. Ajuda a avaliar a qualidade dos processos.

 

            Ao verificar cada atividade, o objetivo sempre é medir a qualidade e determinar se precisa haver algum tipo de melhoria. Isso, evidentemente, ajuda a aumentar a eficiência de cada área da organização.

 

2. Ajuda a  reduzir o índice de situações fraudulentas

 

            o trabalho de auditoria se concentra em observar se departamentos e funcionários estão seguindo as normas do código de conduta empresarial. O propósito sempre é identificar algum nível de irregularidade, tomar medidas necessárias e preservar a imagem organizacional.

 

3. Ajuda a alta administração na gestão de todos os departamentos

 

            Isso acontece quando o auditor avalia todos os processos internos. Em seguida, ele realiza o relatório, contendo informações sobre o desenvolvimento das atividades. Dessa forma, gestores passam a conhecer o desempenho de cada setor, de forma bastante precisa.

 

Qual a diferença entre auditoria interna e auditoria externa?

 

            Na auditoria externa, o trabalho é realizado por uma empresa terceirizada. Ou seja: a organização contrata profissionais especializados nesse tipo de serviço, como consultorias ou auditores, para avaliar a qualidade de seus processos.

            Em relação a auditoria interna, ( o assunto desse artigo) ela envolve o trabalho feito por um departamento de auditoria, diretamente da própria organização. Ou seja: nesse caso, a empresa tem vínculo empregatício  com algum auditor.

 

Como deve ser o trabalho de um auditor interno?

 

            Outro ponto sobre a auditoria interna é que ela precisa ser uma atividade independente dentro da empresa, ou seja, deve somente prestar contas à alta administração.

            O auditor precisa ter autonomia para visitar departamentos, questionar situações suspeitas e averiguar processos e informações. Isso também inclui poder julgar e opinar sobre qualquer tipo de circunstância irregular.

            Caso não tenha conhecimento técnico sobre determinada atividade, ele precisa contar com apoio profissional. Por exemplo, caso precise avaliar o departamento de tecnologia, é bom buscar apoio em um profissional dessa área para ter uma visão precisa sobre a qualidade dos processos informatizados.

 

Como realizar um trabalho de auditoria interna?

 

            Podemos resumir o que é auditoria interna em 5 etapas:

 

1. Mapear as normas da empresa

 

            Essa etapa envolve fazer um levantamento sobre as normas da organização. O objetivo do auditor é conhecer o regimento interno para fazer o exame adequado dos processos. Para isso, é preciso entrevistar gestores  e solicitar documentos que contenham dados sobre a política organizacional.

 

2. Desenvolver o fluxograma

 

            Nessa etapa, o auditor define a lista de processos e departamentos que devem ser auditados. Ele também precisa estabelecer a sequência das atividades e determinar os pontos que devem ser observados com maior detalhe.

 

3. Organizar a equipe de trabalho

 

            O auditor também deve organizar sua equipe de trabalho. Isso significa avaliar a necessidade de envolver mais auditores e profissionais específicos para agilizar o projeto de auditoria. Ainda nessa fase, ele deve descrever a responsabilidade de cada um e determinar as normas que devem ser observadas em cada processo.

 

4. Execução e avaliação

 

            Nessa etapa, o auditor entra em ação, colocando todo o planejamento em prática. Ele entrevista funcionários e avalia os processos, examinando em que momento as normas não estão sendo cumpridas. Também analisa os riscos que essas falhas podem apresentar para o funcionamento da empresa.

 

5. Geração do relatório e plano de melhoria

 

            Depois de analisar todos os departamentos internos, o passo seguinte é registrar todas as observações. Afinal, o auditor coletou uma série de dados relevantes. Agora a etapa é organizar essas informações, dentro de um relatório, para apresentá-lo à alto administração. Juntos, eles avaliam a necessidade de implementar novas políticas de qualidade.

 

Realize uma auditoria interna com sucesso

 

            Se você leu este artigo até aqui, já entendeu o que é auditoria interna, certo? Lembrando que este artigo apresentou muitos pontos sobre esse assunto, incluindo a importância da auditoria e como realizá-la em uma empresa.

            No entanto, você gostaria de receber mais conteúdos sobre auditoria interna, ou quem sabe, sobre temas complementares, como compliance e ética empresarial? Então, eu tenho um convite: se inscreva no blog para receber novos artigos em primeira mão, diretamente no seu e-mail!

Assine nossa newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em seu email toda semana!