Ética empresarial: 4 dicas eficazes para disseminar esse conceito em uma organização

Código de Ética & Canal de Denuncias 10/09/2018
Ética empresarial: 4 dicas eficazes para disseminar esse conceito em uma organização

Ética empresarial: 4 dicas eficazes para disseminar esse conceito em uma organização

 

            Você já imaginou como seria o ambiente de trabalho na sua empresa se todos entendessem a importância da ética empresarial? Certamente, haveria menos fraudes, menos furtos. Consequentemente, esse ambiente fortaleceria a reputação da sua empresa.

            No entanto, para que isso aconteça, você precisa saber como criar uma forte cultura ética dentro da sua organização. Não sabe como fazer isso? Continue lendo este artigo para identificar os 4 passos mais importantes nesse desafio.

 

Mas afinal, o que é ética empresarial?

 

            Primeiramente, precisamos entender o que a ética significa.

Em linhas gerais, o conceito aponta para um conjunto de princípios e valores morais que uma pessoa adota para conduzir a sua vida na sociedade. Alguns desses valores são: respeito, honestidade, compromisso.

            E como isso se relaciona com contexto corporativo? Basicamente, dentro da empresa, a ética tem a ver com praticar o respeito durante o relacionamento com gestores, colegas de trabalho, clientes e fornecedores.

 

Como disseminar a ética na sua organização: 4 dicas eficazes

 

            Agora vejamos como construir um ambiente de transparência e respeito no ambiente profissional. Para isso, confira as 5 dicas a seguir:

 

1. Crie um código de conduta empresarial

 

            O código de conduta empresarial é um conjunto de regas que determina como deve ser o comportamento dos colaboradores durante o relacionamento com clientes e fornecedores. Podemos dizer que ele é uma espécie de manual de ética empresarial.

            E como criar esse documento  importante para a sua empresa? Siga os passos a seguir:

 

·         Identifique quais são os valores mais significativos para fortalecer a boa imagem da sua empresa;

·         Identificou esses valores? Agora você precisa anotá-los, mostrando exemplos de como aplicá-lo na rotina da sua empresa;

·         Também descreva regras específicas para cada setor, como o de tecnologia, o de finanças, o de marketing;

·         Documente tudo e apresente as normas desse documento para gestores da sua organização;

·         Por fim, depois da aprovação do documento, a etapa seguinte é divulgar essa nova política entre os funcionários.

 

2. Implante um canal de denúncias

 

            Depois de criar o código de conduta, implemente o canal de denúncias na sua empresa. Isso envolve disponibilizar meios de contato, como telefone, e-mail, links para que seus fornecedores, clientes e empregados possam relatar algum tipo de situação suspeita envolvendo algum processo interno.

            No entanto, segue  uma observação: você precisa cumprir alguns requisitos na hora de criar o canal de denúncias da sua empresa. E eles são:

 

·         Permitir que pessoas façam denúncias de forma anônima;

·         Garantir que os denunciantes não vão correr algum risco de inibição;

·         Tratar as informações relatadas com profissionalismo, buscando a verdades dos fatos e tomando providências necessárias.

 

2. Organize o comitê de ética

 

            Depois de criar o código de conduta, obter aprovação do conselho administrativo e implantar canais de comunicação para receber as denúncias, talvez você se pergunte: “Como garantir que funcionários entendam a importância da ética empresarial?”.

            Para isso que existe o comitê de ética. Ele é formado por uma equipe de profissionais capacitados. Sua principal responsabilidade é determinar como irá funcionar a ética na empresa, definindo normas e acompanhando o cumprimento delas. Isso é feito da seguinte maneira:

 

·         Disseminando, dentro da organização, os princípios éticos e as práticas do Manual de Conduta;

·         Observando o comportamento dos funcionários, buscando incentivá-los em relação ao cumprimento das normas descritas no manual de ética;

·         Disponibilizando todos os canais de comunicação para recebimento de denúncias (telefone, e-mail, link no site...) e promovendo a divulgação desse serviço em todas as áreas da empresa;

·         Apurando as denúncias, optando pelas melhores medidas de justiça e protegendo os denunciantes de qualquer tipo de inibição;

 

4. Conte com o bom exemplo da liderança

 

            A minha última dica de como construir um ambiente de ética na empresa é contar com um bom exemplo da liderança. O que isso envolve? Significa que supervisores, gerentes e diretores precisam mostrar, na prática, como deve funcionar o respeito, a honestidade e a transparência no ambiente profissional.

            Isso é importante por dois motivos:

 

·         Primeiro, o bom exemplo dos gestores vão inspirar e motivar os empregados a seguirem os mesmos passos.

·         Segundo, a gestão terá muito mais credibilidade quando for falar sobre os valores da organização, podendo receber maior a atenção e a confiança dos empregados.

 

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