4 Bons motivos para você apostar em uma consultoria de compliance

Compliance 10/09/2018
4 Bons motivos para você apostar em uma consultoria de compliance

4 Bons motivos para você apostar em uma consultoria de compliance

 

            Você decidiu investir em um projeto de compliance na sua empresa, mas tem dúvida se deve montar uma equipe interna ou contratar uma consultoria especializada? Você quer identificar qual é o caminho mais seguro para proteger a reputação da   sua organização e preveni-la de fraudes?

            Nessa hora, você deve considerar duas coisas. Se vai usar equipe interna, veja se ela tem a maturidade técnica necessária. Caso terceirize o serviço, sua empresa precisa saber trabalhar em parceria com um profissional externo.

            Mas afinal, qual é a melhor opção? Pensando em ajudar você, escrevi esse artigo, listando as 4 principais vantagens de poder contar com uma consultoria de compliance. Leia as próximas linhas com atenção!

 

1. Experiência da consultoria em projetos similares

 

            A primeira vantagem envolvendo a contratação de uma consultoria em compliance é poder receber apoio de profissionais que realizaram trabalhos em projetos similares. Isso pode significar alguns pontos positivos:

 

·         Maior chance do projeto dar certo. Como são profissionais experientes, eles saberão identificar as melhores metodologias para executar seu projeto de compliance;

·         Maior agilidade nos resultados. Profissionais experientes sabem o que e como fazer em cada processo, eliminando, assim, contratempos e indo direto ao ponto;

·         Menor probabilidade de erros. Além de fazer o projeto dar certo, uma consultoria experiente já conhece os principais erros em projetos de compliance; portanto, saberá como evitá-los da melhor maneira.

 

2. Relatórios com informações precisas

 

            A segunda vantagem de uma consultoria externa é poder receber relatórios e feedbacks precisos. Por que isso é possível? Simplesmente porque o profissional envolvido fará uma análise imparcial dos processos, julgando cada atividade de forma assertiva.

            Dessa forma, sua empresa conseguirá resolver exatamente o problema que está comprometendo a reputação ou os processos internos dela. Conhecendo o que realmente está se passando dentro da sua organização, se torna mais fácil identificar a melhor  estratégia para trazer a solução adequada e gerar resultados em menor tempo.

 

3. Corte de custos envolvendo treinamento de funcionário

 

            Outra vantagem de poder contar com uma consultoria é conseguir reduzir o custo com qualificação de mão de obra. Afinal, sua empresa não vai precisar investir em cursos de capacitação para montar uma equipe interna de compliance.

            Contratando um serviço de consultoria, sua organização irá receber apoio de  profissionais qualificados para realizar qualquer tipo de projeto de integridade. Geralmente, consultorias de compliance são formadas por auditores com anos de experiência na área, doninho de habilidades importantes e bastante conhecimento técnico.

 

4. Possibilidade de implantar um projeto de compliance mesmo havendo um orçamento apertado

 

            Durante o trabalho de compliance, a consultoria fará um projeto de melhoria para todos os processos internos da sua organização. Isso envolve um planejamento bastante completo, deixando a parte de execução e os custos das atividades sob a responsabilidade da empresa que você administra.

            No entanto, cada etapa pode ser cumprida de acordo com o caixa da sua organização. Ou seja: é possível ela ter acesso a um projeto completo de compliance, mesmo se o seu orçamento é relativamente pequeno, naquele momento. Dessa forma, sua empresa pode agir o mais rápido possível para se prevenir de fraudes.

 

Sim, vale a pena contratar uma consultoria!

 

            Agora você já sabe os benefícios que envolvem a contratação de uma consultoria especializada para auxiliar você no seu projeto de compliance. Afinal, esse artigo listou alguns fatores que devem ser levados em conta.

            NO entanto, você gostaria de receber mais orientações sobre compliance, auditoria interna e políticas de ética empresarial? Então, coloque seu e-mail abaixo! Prometo manter você atualizado sobre os novos conteúdos daqui do blog.

Assine nossa newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em seu email toda semana!