A importância do canal de denúncias: 3 motivos para usar essa ferramenta na sua empresa

Código de Ética & Canal de Denuncias 10/09/2018
A importância do canal de denúncias: 3 motivos para usar essa ferramenta na sua empresa

A importância do canal de denúncias: 3 motivos para usar essa ferramenta na sua empresa

 

            Empresas brasileiras estão entendendo a importância do canal de denúncias para o dia a dia do negócio. No meio das organizações, o uso dessa ferramenta, nos últimos 4 anos, cresceu 52%. É o que indica uma pesquisa da  ICTS Outsourcing.

            E tem mais. O mesmo relatório aponta que, entre 2014 e 2017, funcionários se sentiram mais confiantes para registrar suas queixas, e que as empresas brasileiras, finalmente, estão levando menos tempo  para apurar as denúncias recebidas.

            Quer conhecer os benefícios do canal de denúncias para a sua organização? Continue lendo este artigo! A seguir você verá 3 motivos para usar essa ferramenta na sua empresa.

 

Afinal, o que é o canal de denúncias?

 

            Primeiramente, você precisa entender o que é o canal de denúncias. Ele é um conjunto de meios de comunicação que uma empresa adota para receber informações sobre a ocorrência de irregularidades nos seus processos internos.

            A organização utiliza diferentes meios de contato para receber denúncias sem exigir que as pessoas se identifique durante o relato.

Existem diversos meios de contato, mas os principais são o e-mail, linha telefônica, link no site.

 

Entendendo a importância do canal de denúncias

 

            Agora veja 3 razões para você implementar essa ferramenta na sua empresa:

 

Cria uma forte cultura ética na

 

            O ambiente empresarial é repleto de questões envolvendo a ética dos funcionários. A pesquisa da ICTS confirma isso, em uma análise com mais de 26.000 denúncias registradas, entre 2014 e 2017. De acordo com o relatório:

 

·         26% dos relatos envolveu práticas abusivas, como assédio moral e sexual, agressão física, discriminação e preconceito;

·         33,8% dos relatos apontavam para queixas ligadas a atos ilícitos e más intenções.

 

            Justamente, nesse contexto, que entra a importância do canal de denúncias. Ele ajudará a criar uma forte cultura ética no seu ambiente organizacional. Veja os motivos:

 

·         Funcionários tendem a seguir o código de ética da empresa e a respeitar uns aos outros com mais frequência, pois saberão que podem sofrer penalidades caso sejam denunciados;

·         Sua empresa dará exemplos de transparência e ética. Isso irá inspirar líderes e funcionários, além de lhes transmitir, na prática, os valores da sua organização.

 

2. Evita enormes prejuízos financeiros a longo prazo

 

            Com certeza, a sua empresa, assim como a maioria, já lidou com situações misteriosas. Como furtos de pequenos produtos. Isso ocorre principalmente em grandes transportadoras. E tem aquelas situações, em que acontece desvio de verba, como  na manutenção de equipamentos.

            Se a sua empresa sofre alguns desses problemas, implantar um canal de denúncias, irá livrá-la de prejuízos financeiros. Observando o volume dos relatos de desvios, e sabendo de que departamento vem a maior parte deles, você saberá onde precisa agir rapidamente.

            Dessa forma, poderá monitorar essas áreas, identificar as pessoas envolvidas e combater todos os furtos. Evitando, assim, que eles se acumulem, e que gerem, a longo prazo,  um prejuízo enorme para o fluxo de caixa da sua organização.

 

3. Melhora a reputação do negócio

 

            Além de tornar seus funcionários muito mais éticos e responsáveis, e poupar seu caixa de enormes perdas de dinheiro, a outra importância do canal de denúncias envolve a reputação da sua empresa no mercado.

            Quando sua empresa tem um canal de denúncias, ela demonstra que não é conivente com qualquer situação ilícita. Mostra para os fornecedores que ela está aberta para ser questionada a respeito de qualquer suspeita que eles tiverem. Dessa forma, Fornecedores acabam confiando mais na sua empresa na hora de fazer negócios.

            Agora eu quero saber se você deseja receber conteúdos exclusivos sobre compliance, auditoria interna e assuntos relacionados ao artigo de hoje. Coloque seu e-mail logo abaixo! Manterei você por dentro dos novos artigos do blog.

Assine nossa newsletter

Inscreva-se em nossa newsletter e receba conteúdos em seu email toda semana!